Panorama Político - O Globo (15) - Ilimar Franco
Um grupo de dirigentes do PPS está apostando na candidatura de Eduardo Campos (PSB) desde o rompimento deste com o PT nas eleições municipais de 2012. Este grupo, que não vê futuro mantendo-se caudatário do PSDB, venceu o embate interno. Ele aposta em nova polarização política no país. Roberto Freire, depois da decepção com José Serra, abraçou esta proposta. A aliança do PPS com o PSB retoma uma parceria inaugurada com a Frente do Recife, em 1955. Neste ano, o então PCB apoiou para a prefeitura o socialista Pelópidas da Silveira e depois Miguel Arraes (1960). Os ex-comunistas e os socialistas ainda elegeram Arraes governador (PE), em 1963.
“Hoje nós temos 89 dos 513 deputados. Já imaginou, Dilma, se fossem 300? Você ia comer o pão que o diabo amassou”.
Lula
Ex-presidente, em discurso na abertura do 5º Congresso do PT
Supremo varejo
O PSDB de São Paulo já obteve liminar do Tribunal de Justiça. Mesmo assim, o presidente regional tucano, Duarte Nogueira, pretende bater às portas do STF para impedir que o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, reajuste o IPTU.
#tamojunto
Lançado pela Secretaria dos Direitos Humanos, o Manifesto Brasil sem Preconceito ganhou a adesão de dezenas de personalidades, como Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Ney Matogrosso e Beth Carvalho. É um abaixo-assinado para que o Senado aprove projeto que criminaliza a homofobia e todas as formas de preconceito.
A prioridade
O PT quer voltar a eleger um governador no Sudeste. Mas sua prioridade é fortalecer sua bancada no Senado e eleger uma bancada de 100 deputados. Os petistas buscam ter maior poder de fogo no Congresso.
Apostando nos magoados
O presidenciável Aécio Neves (PSDB) e emissários tucanos conversaram com Eunício Oliveira (PMDB), candidato ao governo do Ceará, sugerindo composição com Tasso Jereissati ao Senado. Houve proposta também a Renan Calheiros, de apoio a Renan Filho em Alagoas.
O PMDB cai na rede
Após pesquisas em nove capitais, o PMDB vai criar um instrumento de interação com as redes sociais. O presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha, diz que o partido colocará “um exército na rede nos 27 estados”.
Reflexão petista
O ministro Marco Aurélio Garcia nadou na contramão dos petistas, no 5º congresso: “Os partidos mais importantes de esquerda quando não fizeram reflexão sobre seus problemas internos, sofreram processo de degeneração”.
A presidente Dilma e o seu entorno ficaram preocupados com o tom raivoso e radical dos militantes petistas no Congresso Nacional do PT.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial