Um coração modelo (Pastora Simone Paim)
Texto: “Ouve tu, filho meu, e sê sábio, e dirige no caminho o teu coração. Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza; e a sonolência os faz vestir-se de trapos.” (Provérbios 23:19-21) Verdade Central: Nada é demasiadamente difícil para Deus. É possível você ter um coração modelo a ponto de se olhar e ficar pasmado com a transformação pela qual passou após receber um novo coração da parte do Pai. Tudo que no seu coração estiver fora da rota, Deus trará de volta para que você tenha um coração de honra.
Introdução: Você precisa ter um coração modelo, um coração de honra, um coração plenamente aprovado, um coração comprometido com Deus e que tem a essência dEle. Coração não é tão-somente órgão, mas a essência daquilo que Deus criou. Deus disse que quando entrar no coração de alguém, independente da confissão feita com os lábios, para que tudo seja consolidado, o coração precisa crer. Essa é a forma de saber se o que fora proferido é verdade ou não.
Coração de sabedoria
Os que possuem sabedoria são os que entregam o coração a Deus, cumprem a cláusula de Provérbios 23:23: “Filho meu, dá-me o teu coração.”
Quem tem sabedoria não tem coração próprio. No dia em que o seu coração for seu, você fará dele o que quiser, mas no dia em que o coração for entregue a Deus, você fará o que Ele quer.
Deus pede o seu coração. Ele pede àqueles que são filhos. Se você der o seu coração a Deus, então, os seus olhos se agradarão dos novos caminhos que serão instalados sobre você. Serão caminhos de unção, de graça, de amor, de paz, de alegria, de prosperidade, de vida, de bênção... Nunca mais você será o mesmo se tiver o coração de sabedoria vindo da parte de Deus.
Deseje ter um coração sábio para ver as diferenças, para perceber que onde você estava não está mais, que o que o oprimia não oprime mais, o que estava matando-o não mata mais.
No dia em que você recebe o coração de sabedoria do Alto, a sabedoria animal, terrena e demoníaca tem que sair da sua vida e essência. Você passa a ser um líder aprovado em todos os seus caminhos.
A Palavra diz em Eclesiastes que o nosso coração de filho deve estar selado no coração do Pai. Então, nosso coração deve estar selado em Deus. Há um selo para o nosso coração. E a Bíblia mostra que um coração selado pertence ao Espírito Santo.
Ninguém terá nada nem será nada, dentro da sabedoria divina, se não aprender a dar honras ao Espírito Santo, Doce Amigo e Fiel Companheiro.
É muito bom conhecer o Espírito Santo. Ele sente saudades de nós quando deixamos de nos ajoelhar, quando perdemos a intimidade com Ele. Ele quer-nos ministrar um coração de sabedoria.
Se você me perguntasse como eu resumiria ter um coração de sabedoria, eu responderia que alguém de coração sábio é aquele que serve ao Espírito Santo, aquele que tem intimidade com o Espírito Santo. Por quê? Porque o Espírito Santo é quem coloca o selo.
Um coração modelo é selado pelo Espírito Santo
Toda carta só chega ao destino se estiver endereçada. Não há um e-mail que chegue ao destino se não estiver corretamente endereçado.
Todo endereço precisa de um selo. O selo do correio eletrônico, hoje, é a empresa pela qual você está cadastrado, o provedor. De nada adianta você inventar um e-mail se não estiver cadastrado naquele provedor. O provedor é o selo para que o e-mail chegue ao destino.
Se um indivíduo pegar uma carta sem selo ela fica nula, porque não chegará ao destino. Por isso, em Efésios 1:8, está escrito que o Espírito Santo nos deu o selo que se tornou penhor da nossa salvação. Entraremos no céu porque estamos selados.
Jesus veio e nos selou. Ninguém roubará este selo das nossas vidas, em nome de Jesus. “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” (Efésios 1:13). Porque já ouvimos a Palavra da Verdade, estamos selados com o Espírito Santo da Promessa. Estamos selados. Aleluia!
Quando João voltou correndo de uma missão e foi ao Mestre demonstrando alegria, Jesus lhe disse que não se alegrasse apenas porque os demônios se submetiam, mas porque o nome dele estava escrito no Livro da Vida. Jesus estava mostrando que havia prendido o diabo para dar-lhe vitória enquanto evangelizava.
Jesus deteve aquele principado para que os discípulos vissem os demônios se submetendo. Ele não queria que o fato de os demônios se submeterem aos discípulos fosse motivo de alegria maior do que ter o nome escrito no Livro da Vida.
Seremos dotados de sabedoria para tocarmos nas pessoas e elas receberem um novo nível de vida. Temos o caráter do nosso Pai. Recebemos a sabedoria do Alto e o nosso coração será aprovado em tudo o que fizermos.
Fonte MIR 12